domingo, maio 15, 2005

Viagem de travessia de Portugal em Asa Delta sem Motor- 240 km

por Paulo Frade

No passado dia 15 de Maio de 2005, dois membros da equipa Nacional de Asa Delta, descolaram da Serra de Montejunto, com o objectivo de aproveitarem as boas condições do dia, para fazerem um voo de treino, com destino ao Alentejo, acabando por baterem o recorde Nacional de Distância em Asa Delta voando a distância de 239,7Km até Almendralejo, a sul de Merida.
A equipa constituída por Gabriel Frade, Paulo Frade e José João, reuniu-se na Serra pelas 11:00. Por força das circunstância o Piloto José João, decidiu não voar disponibilizando-se para fazer a recolha aos dois colegas de equipa.
Com as condições meteorológicas favoráveis e a logística da recolha resolvida, estavam reunidas as condições para se efectuar um voo de distância, sem limitação.
Assim os dois irmãos descolaram pelas 13:30h iniciando a sua viagem pelas 14h em direcção a Azambuja.
O Céu estava com cerca de 30% de cúmulos, com base nos 1250m até passagem do rio Tejo e as ascendentes térmicas situavam-se entre um a três m/s e o vento soprava de Oeste com cerca de 27Km/h.
O principio do voo foi assim iniciado com alguma precaução. Chegados ao inicio das planícies alentejanas, e procurando evitar as zonas mais arborizadas as duas Asas seguiram o percurso de nuvem em nuvem, passando a norte de Salvaterra de Magos e de Coruche, chegaram à zona de Mora onde se depararam com um extensão de 16 Km, de céu azul, sem encontrarem qualquer ascendente.
Quando se preparavam para aterrar, fazendo a curva de aproximação a cerca de 100m do chão, junto a Mora, encontraram a melhor ascendente do dia com cerca de 8 m/s e conseguiram subir novamente até aos 1900m, podendo assim retomar o seu passeio.
De Mora, passando por Vimieiro, Estremoz até Borba o voo decorreu normalmente entre os 1500m e os 2200m de altitude. Nesta fase Paulo Frade perdeu altura demorando algum tempo até se reencontrar com o seu colega de voo que o aguardava junto das nuvens. Por se encontrarem a voar sem rádio, os Pilotos tinham que manter constantemente o contacto visual de modo a poderem sincronizar o seu voo, pois o acordo inicial de se manterem juntos durante a viagem era para ser cumprido.
No horizonte apareceu o Guadiana, sinal que estavam perto de entrar em Espanha, já com 160Km percorridos, começando assim a vislumbrar-se a possibilidade de baterem a sua anterior marca de 167Km, voados há cerca de dois anos.
Na zona de Olivença, as condições meteorológicas começaram a ficar mais suaves e com escassez de ascendentes térmicas, eram cerca de 18h.Nesta altura já com 4 horas de voo, começaram a sentir os primeiros sinais de cansaço e desgaste físico, devido ao esforço à baixa temperatura em altitude.
Com a meta dos 200Km no horizonte, o entusiasmo retemperou as energias. Junto à localidade espanhola de La Albuera, o Piloto Gabriel Frade preparou-se para o seu último glide, estavam percorrido 202Km.
Com cerca de 500m acima do solo, uma última nuvem permitiu-lhe voltar a subir lentamente enquanto desta vez era esperado pacientemente pelo Piloto Paulo Frade que se encontrava acima dos 2000m.
A partir desta altura a condição física já começava a degradar-se, e apesar de as condições estarem agora muito suaves, a verdade é que as tapas dos nuestros irmanos entusiasmaram os pilotos a procurarem uma aterragem próximo de uma localidade que lhes oferecesse boas condições de recolha e de retemperamento das forças.
Aterraram na Localidade de Almendralejo, 25Km a sul de Merida a leste de Badajoz. Depois de desmontarem as Asas Delta, procuraram uma boa refeição, enquanto o amigo José João chegava com a viatura de recolha.
O entusiasmo dos três amigos foi grande quando se reencontraram, e a satisfação de terem batido a recorde nacional de distância perdurou durante toda a viagem de regresso.
O dia seguinte chegou e os três amigos enfrentaram o seu dia a dia normal de trabalho com a sensação que Portugal era agora mais pequeno, tinha sido possivel atravessá-lo sem motor, apenas com a energia dos elementos naturais em cerca de 4 horas.

15-Maio-2005
Descolagem: 14:00h, Montejunto - T. Vedras
Aterragem 19:05h, Almendralejo - Mérida, Espanha
Piloto: Gabriel António Frade; Asa: Aeros Combat L, variómetro: Brauniger-IQ Compeo, nº de série 03052152,
Piloto: Paulo Jorge Frade; Asa: Wills wing Talon 140,GPS: Garmin- GPS II Plus nº de séria 40212911,Distância percorrida 239.7 Km
Altitude máxima 2230m
Velocidade máxima 80 Km/h
Velocidade média 48 Km/h