terça-feira, janeiro 16, 2007

Usei o Reserva!

por Sílvia Ventura

Já tive de lançar reserva, depois de a minha asa ter engravatado. Não que a asa tenha desequilibrado com a gravata, mas sim porque tentei desfazer a mesma, e ao fim da terceira tentativa fui demasiado brusca e desequilibrei-me na cadeira para o lado fechado.
Resultado: entrei em espiral, com tal violência que percebi estar fora do meu controlo.
Curiosamente não houve espaço para dúvida quando senti a asa "fora da minha mão", e lancei o reserva, que estava montado na zona lateral da cadeira, e do lado engravatado.
A minha grande preocupação foi lançá-lo aparentemente para o lado oposto à tensão que sentia, e aguardar que algo acontecesse de seguida...
Foi tudo questão de instantes. Não sei precisar, mas senti ser puxada para cima e de seguida, praticamente erguida pelos ombros, e quando o reserva abriu totalmente, fiquei quase sem me conseguir mexer porque o arnês interno da cadeira não permite grande mobilidade.... ...de qualquer forma tentei recuperar a asa, pois o pêndulo é muito significativo, e os dois equipamentos não são compatíveis a voar.
Acontece que por duas vezes consegui ir puxando as bandas atépraticamente o inicio do tecido da asa, mas depois o vento e a força necessária era tanta, que não fui capaz, e tive que deixar a asa continuar na luta para ficar a voar....
...e comecei a preocupar-me com a aterragem. E essa sensação de não ter qualquer controlo na direcção da aterragem é muito estranha, pois tanto estava virada a sul, como a oeste, como para norte.
Com as várias hipóteses de aterragem que tinha - telhado de um castelinho, uma seara, um planalto, acabei por entrar por um bosque dentro, passei a zona da copa das arvores com a respectiva desaceleração, mas depois o bosque era oco e cai de cerca de 10 ou mais metros e tive uns quantos dias com dor nas costas e dificuldade em respirar, mas nada partido, a não ser a protecção dorsal da Charly - Scooter, que partiu em três partes, o que me valeu ficar inteira, e a alma.

By the way, o incidente aconteceu porque me deixei ficar sotaventada, com zona de escoamento de vale.