sábado, fevereiro 21, 2009

Térmica na Azinha em Fevereiro


por Eduardo Lagoa

Ontem foi um dia de voo maravilhoso na Azinha, vários pilotos com cerca de 70km, o Francisco Nunes fez um voo de cerca de 90 km.
Para esta altura do ano é algo de fantástico, boa térmica boas nuvens e muita "ferrugem" para poder tomar algumas decisões rápidas!!!
Fiz um voo até ao Fundão na companhia do Francisco e do Luís Carlos, foi muita fixe, ter ali companhia ajudou a varrer uma zona que estava com térmica bastante partida e fraca, depois de ter ficado sozinho a partir do Fundão, precipitei-me a fazer a passagem da Serra da Gardunha.
Havia cúmulos por todo o lado tentei subir no ultimo deixando para traz boas térmicas mas correu mal quando lá cheguei estava fora de ciclo, segui em frente mas apanhei a descendente que quase me pôs no chão, mas lá descobri uma térmica a sotavento e por sinal bastante turbulenta, mas agarrei-me ao cavalo e lá consegui subir umas centenas de metros.
Depois de ter recuperado desta situação começo a reparar que estou no pior sitio para continuar o voo, grande linha de nuvens à esquerda e outra grande linha de nuvens à minha direita mas terminava mais cedo, tomei a decisão por aquela que era mais fácil de alcançar, tive que trabalhar um pouco a meia altitude até chegar ao corredor de nuvens.
Daí até Castelo Branco foi um ápice, o problema foi que esta linha de nuvens terminava ali....
Satisfeito que estava de ter feito o voo até li, com a altura que tinha não arrisquei procurar mais uma térmica para a frente porque o terreno era bastante arborizado e aterrar no Retaxo foi porreiro, bebemos, comemos e agendamos a próxima ida á Azinha!!!
Vejam as imagens neste link