terça-feira, setembro 04, 2012

XC OPEN Mirandela, 2012

Xc OPEN Mirandela, umas palavras... :)
por Bruno Matos

GRANDE semana passada a voar, aprender, forçar limites, gerir decisões, gerir indecisões, gerir paciência Vs não perder o timing , conhecer pessoas voadoras habitantes do nosso pequeno grande mundo, convívio do melhor, comidinha da boa....
Que mais se pode pedir???

Uma prova diferente das nossas "corridas". Onde, a meu ver, a tomada de decisões individuais a torna bem mais exigente que as restantes.

Resumindo, nas nossas corridas é possível deixarmo-nos levar pelas decisões alheias... um comité de pilotos a decidir a rota, timings de saída, um gaggle para seguir durante o voo, um local onde se faz STOP a que se chama GOLO... e que é tão saboroso!!!
Mas mesmo nas corridas, acho que fará a diferença entre pilotos aqueles que se deixam levar e aqueles que decidem!! Até agora, confesso que me deixo levar e confio aos mais experientes as sábias decisões.... Follow the Leader!!! ... Pode começar aqui o Leader Being Followed!! hehe

Nesta prova é tudo mais XC, mais crú...
Começa com o planear a hipotética rota a seguir, analisar as possibilidades, onde temos de estar muito mais atentos às previsões meteo no local e evolução ao longo do dia para longe, à morfologia do terreno nas rotas, aos espaços aéreos, não deixar a rota fechada mas com opções conforme as condições reais com que nos debateremos...

Vem depois a observação do dia, comparação com as previsões, o que nos levará à decisão da altura certa para descolar e depois de descolado, qual a altura certa para sair e atacar o dia...
Decidir seguir a segurança das estradas e terrenos já voados, ou deixarmo-nos levar pelo vento para locais mais promissores no ar, mas menos em terra!!!

No ar, temos sempre pilotos com os quais partilhamos o voo, mas não um gaggle sempre em direcção a waypoints certos, podemos seguir em grupo mas cada um tem as suas opções que poderão divergir em qualquer altura...
Temos diferentes camadas de ar com diferentes direcções, relevos que podem dar potencial térmico mas que podem ser difíceis de transpor ou o plano que torna mais fácil o avançar, mas mais difícil a certeza de onde atacar, são inúmeras as indecisões com que me debatia a todos os momentos...

E depois, o voo só acaba quando a terra subir, chegar e tocar nos nossos pés, nunca antes!!!

Acho que me deu muito, acho que sermos submetidos a estas decisões, no fundo, ao termos o PODER nas nossas mãos, de CONTROLAR, a que não estou habituado, nos torna pilotos mais completos.... Mais difícil, mas mais produtivo.

Claro que, como sou um Cientista por natureza, vivo e aprendo por pura experimentação!! E às vezes parece que tenho de experimentar o errado para provar que está errado!! Mesmo!!

Assim vou experimentando, batendo com a cabeça (com capacete) na parede e voltar a voar para voltar a experimentar...

O Grupo Tuga esteve fantástico, sempre motivado e prontos para desafiar a natureza para fazermos kms... Demos todos tudo o que tinhamos para dar, forçámos os limites e só não fomos mais longe porque às vezes o chão sobe demasiado depressa!!
Saio com o 11º Overall, um quase top 10... mas deveria ter sido bem melhor...

A organização esteve 5 Estrelas, Tudo a apontar... de positivo!! Bom ambiente, recolhas na hora, incansáveis no apoio... THANX!!!!

Um obrigado também ao pessoal que vai acompanhado e apoiando de longe, via voz, sms, forum... etc... Nós podemos não escrever mas acabamos sempre por ler e acabar com um sorriso nos lábios!!!

Para o ano podem contar Comigo e espero que muitos mais TUgaS!!!!

LONG Live XcOPEN Portugal!!! :) Abraços e muitos voos