
por Paulo Reis
Tenho andado a pensar sobre as descolagens com vento forte e gostava de saber outras opiniões sobre o assunto...
Pessoalmente, as descolagens são algo que sinto que tenho de melhorar pois embora voe há muitos anos (ainda largo os manobradores na altura da descolagem)!
Sei descolar (mais ou menos bem) de todas as formas possíveis e imagináveis e quando dava instrução ensinava sempre os alunos a não largarem nunca os freios. Istó é o típico faz o que te digo, não faças o que eu faço. Eehehehe!
Uma coisa tenho por certa, ao longo de todos estes anos de voo nunca tive problemas com as descolagens e muito raramente falho uma descolagem por dificuldade com a técnica que uso. Decidi que vou continuar a utilizá-la enquanto me sentir confortável e à vontade! Uma coisa é utilizar a técnica que todos advogam como a correcta e outra é utilizar aquela que me deixa mais à vontade e que tenho mecanizada à muitos anos e resulta para mim! Qual a melhor técnica? Cabe a a cada um encontrá-la? A técnica que uso regularmente e não considero de forma nenhuma a mais adequada, mas é aquela que me deixa mais relaxado na altura de descolar e não penso sequer no gesto técnico que já está mecanizado.
http://www.paraglid ing-lessons.com/article/Cobra-Launch.htm

Fotos: Maria Ana Bastos, Paulo Reis.
Sem comentários:
Enviar um comentário