quinta-feira, setembro 03, 2009

sLOVEnia, Campeonato Polaco, Ago 24-29
















por Nuno Virgílio


buenas!
de volta da Eslovénia, um dos sítios mais bonitos onde já estive, e um sonho
para qualquer voador.
não tinha net lá pa ir actualizando a cena.. mas aqui vai:

montanhas fantásticas a toda a volta e voos para todos os gostos. desde o relax em condições suaves até ás cristas de rocha mais arrepiantes para record do mundo de velocidade (100km e 200km ida e volta, todos ali)
quando não se voa há também muito para ver e fazer. rafting no Soca, planadores, bike, trekking ou o programa cultural: fiquei a saber que a maior parte das encostas onde voamos foram cenário de um dos mais violentos episódios da 1ª guerra mundial, e entre outras coisas serviu de inspiração para o "Adeus ás armas", do Hemingway.

voltando ao tema que interessa, as 1ªas mangas foram pra aquecer e conhecer o local. depois deu pra carregar mais a sério mas os gajos não brincam. havia uns pilotos locais (incluindo o Urban) que todos os dias voavam a manga mas não estavam inscritos.
resumindo iam sempre a abrir e não tinham nada a perder.
na
4ª manga foi alucinante, íamos um grupo de 5 ou 6 a abrir que nem tolos pelas paredes a fora, picamos a baliza no meio do vale, contra vento, e o regresso á parede era tb contra vento.
ficamos todos baixos e foi ligar o modo
sobrevivência, ainda deu uns ares que ia resultar mas depois alguém desligou a térmica.
só um sortudo se safou com uma bolheca a 20m do chão, nem ele sabe
como. meia hora depois passa o pelotão que dar uma "ganda bolta" pa fazer a baliza.
quem não arrisca não petisca...

a prova é sempre na mesma zona e aterra-se sempre em casa. basicamente ha um vale principal onde dá pra ir sempre mais ou menos em soaring com uns canhões de +7 á mistura mas onde se anda baixo e com o vento de vale a chatear, depois há a opção do "frigorífico", que é mandar-se para trás para uma crista paralela, praticamente na vertical e de calhau daquele que arreganha o dente..
vai-se mais
alto e bem rápido mas a volta é maior. é fixe ver o ppl a separar-se aí e depois ver qual a opção que resulta melhor.

o ultimo dia foi cancelado devido a trovoada.

alguém quer ir lá para o ano?

Sem comentários: