terça-feira, fevereiro 05, 2008

Meu 3º lugar no Pré-Mundial Valle de Bravo, Jan 2008

por Nuno Virgílio
















2ª Manga

yaaa, malta a curtir é o q interessa!!!
hj alto dia!
70kilos, manga mais para o plano, no final a voltar ás cristas e a acabar na margem do lago, relvinha com a Corona gelada á espera ;)
novamente porradinha qb no inicio ( um dos Valic andou aos papeis, teve de meter 4 fullstalll pa desengravatar o bicho, ainda assim xgaram os dois na frente, cabrones) mais sombra no final, td de
catalogo o spot é provavelmente o mlhor do mundo pa voar nesta altura do ano. no entanto tds os dias ha reservas.. a malta q se distrai no acelerador ou a olhar pó lado vai descascar pinheiros...
o final foi alucin
ante, pata a fundo a dar a abada aos francius e aos camones q iam na minha frente.
devo ter xgado nos 10 primeiros. o PNunes veio na molhada do meio entretanto devem sair classif.
hasta!!


3a manga
Como ontem foi "mt fácil" desenharam um mangalho de 93km. condicao mais mexida que nos dias anteriores, na espe
ra pelo start nao havia a nuvem do costume e subia-se menos, mas com mais
porradinha.
No ataque ao start e 1a baliza tivemos duas opcoes diferentes, o PNunes fez na frente, eu fikei a engonhar mais e fiz a transicao directa para a baliza, mt mais alto, perco pontos de lideranca, mas assumo a mesma, pois saio na frente com o Rossel, Blondeau
e um dos Valic, foi assim até á 3a baliza onde fikei baixo e perdi algum tempo, fomos alcancados pelo 2o grupo, cerca de 20 pilotos. O Rossel
tava alto mas saiu sozinho e acho q foi pro chao pq nunca mais o vi. a partir daki, novamenmte na "mesa" com umas balizas manhosas e pouca altura para
o chao onde perdi mt tempo, apesar de finalmente surgirem os primeiros farrapos. Consegui recuperar na transicao para o golo, a cerca de 30km aos 3600 precisava de um glide de +99... - altitude do golo 3300m!!!
esta parte foi mt rapida com a confluencia montada, e marcada por cum
ulos, deu pa subir a direito nalguns deles, termica de +7 integrada e assim xgar novamente ao grupo da frente.
a parte final, foi atacar as paredes, muito ao estilo dos Alpes, e transicao final para o golo quase a 100km/h!! houve varios pilotos a aterrar de marcha-atrás... esta foi a parte mais complicada do voo mas felizmente nao houve nada de grave. a falta de oxigenio deu direito a dores de cabeca e cansaco bastante grande so de carregar a asa para o carro da recolha.
Cheguei novamente nos 10 primeiros, o Paulo tb esteve bem e g
arantiu mais um golo num dia difícil.
Amanha ha mais voo de certeza.
hasta luego.














4ª Manga

hj foi duro.. o start foi novamente mt bom ,mais alto q todos e a regressar rapidamente ao GSpot... Ja percebi pq chamam "Crazy Thermal" á termica de servico no El Peñon.. ao pé desta a da Azinha nos dias "bons" é um passeio de pónei...
mesmo mt turbulento nalgumas zonas, de resto foi só manter o andamento e no final fazer como de costume, esticar o pernil ao maximo..
ta td mt renhido, ha 20 gajos q podem mudar ainda de posicoes e so no final é q q se decide td.
Tamos bem, embora nestas condicoes o estado de forma fisica conte tanto como o mental. Ha que treinar para o o proximo ano estarmos no ponto

Quem está: -Valics, ganham á vez, tao imparáveis, e com mákinas q n dao hipotese á concorrencia,
-Francius, a molhada toda do costume menos o Kortela, mas com uns
putos novos a andar bem.
-Camónes, alguns a dar-lhe bem, conhecem o spot e andam com umas UP novas mt boas
-Checos (menos a Petra e o Brauner) o costume, mas andam a ficar pa trás.. ou tem o pé mais leve; ou a táctica da cervejinha antes de descolar n é tao boa como a dos noodles
..
-Venezuelanos- ganharam por equipas e individual o Monarca (a prova na semana passada) ha um deles q nao conhecia mas q ta sempre na frente, ganhou na semana passada.
-Schváins (alemaes, pq n ha suicos) Maleki, Rossel e mais uns qts, o andamento do
costume, mt rapidos sempre na frente.
-Polacos e Austriacos, os do costume das PWC, mais uns qts conhecidos,
os Mexicanos embora conhecendo o local n tao com andamento.
Os Romenos tao imparaveis no Mezcal, ja mandaram umas quantas garrafas abaixo...
o spot é o do Mundial, as condicoes são mt consistentes, com confluência tds os dias, até agora vento fraco, sempre com nuvem (na zona de confluencia, q varia de dia para dia) ao inicio émexidinho
qb (tds os dias ha reservancos...) e a térmica é de esticao com vario nucleos, depois no plano mais classica, mas na mesma forte.

O chao é mt alto o q faz com que por um lado se tenha de tomar decisoes pela certa ou pode nao haver 2a tentativa, por outro, a pressao sendo mais baixa torna o ar mt instavel, sobe-se bem mesmo do chao, mta arborizado, com campos grandes de cultivo, o contraste n falha, é só ir lá e subir. da pa mta tactica, embora tb de pa se andar mt rapido, consoante se a prova tem mais apoio nas cristas ou mais pelo plano.
A organizacao tá boa.
Tamos numa casinha maijómenos, com as rotinas bem delineadas e a preparar bem as cenas. yoga de manha pa activar, noodles na descolagem, hidrataca
o qt baste e cuidado com a água e as comidas esquisitas (o PN ja tá a UltraLevur...)
hasta luego!!

5ª Manga
bateu-se novamente o record de maior distancia realizada em competicao neste local. 101km!
alta corrida, com zonas onde se andava mt ra
pido, e outras onde foi preciso aguentar os cavalos e meter umas abaixo pra n ir pro chao, depois novamente a confluencia a funcionar e a chupa da nuvem a dar uma ajuda pra andar a fundo sem necessidade de enrolar.
O dia parecia
mt semelhante a ontem, com uma inversao chata e estabilidade mas acabou por revelar-se bastante diferente para melhor, com nuvem maravilha a surgir um pouco por todo o lado e no final a marcar a famosa confluencia da zona. Desta vez a parte inicial do voo nao correu mt bem, e tive de trabalhar bastante para apanhar o grupo da frente, depois da 2a baliza. As linhas de ascendente aki sao fundamentais e percebendo onde se formam é possivel andar realmente rapido sem perder altura,
Ate a terceira baliza um grupo enorme andou sempre mais ou menos coeso, a partir daki e principalmente no regresso ao El Penon, dividiu-se bastante, sendo
esta zona a mais dificil de superar na passagem para o plateau por tras da descolagem. bastante dificil e axo q foi por esta zona q o Paulo aterrou. Uma vez conseguido foi so surfar as nuvens da confluencia, sempre a carregar bem no pedal para apanhar os fugitivos.
Nesta parte foi fundamental algumas contra-derivas de forma a sacar a chupa da nuvem na ida e volta ás balizas q tavam praticamente alinhadas com a confluencia. O glide final foi a fundo e deixei uns francius pa trás embora n conseguisse apanhar o Urban e o Ronny q arrancaram primeiro. Devo passar pra 2o na prova pq o Aljaz n xgou e o Caron atrasou-se mt. O italiano q tava proximo tb n o vi, resta o Ronny q deve tar coladinho.
Amanha é a negra, seja qual for o resultado ja valeu a pena.
yoz!!
Hasta luego!!!

6ª Manga
6a e ultima manga, 56km, e aterragem na praia do lago de Valle de Bravo, com mta assistencia e mta gente no golo mt dificil, mt rapido e mt renhida a corrida
! varios tipos de andamento pois o zigzag das balizas punha-nos dentro e fora da linha de confluencia e das nuvens, qd dava era a fundo nas linhas de ascendente, depois ao sair para fazer as balizas, mt engonhanco para subir novamente.
Numa chegada á termica tive um assimetrico aparentemente normal mas q engravatou e depois foi uma sequencia q felizmente n acabou mal..
rotacao, tentei travar o lado oposto para tirar a gravata mas spinou e tive de meter perda, a saida n foi boa e andei a ver o extradorso da asa e os pinheiros l
a em baixo ao mesmo tempo... outra perda e finalmente o bicho acalmou, logo depois entro num +5 q me pos na nuvem e acabei por nao perder mt tempo para o grupo da frente. no ataque ao golo tinhamos de cruzar o lago e foi a fundo os 10km
finais, cheguei na molhada mas com algum atraso para o Aljaz, o Ronny n o vi, por isso penso q ficou para trás. a ver se dá para manter o lugar no pódio


Conclusão
Já cá estamos, depois de 20h de viagem... muito cansativas, mal dormidas e a culminar uma semana de voos longos e durinhos.
O jet-lag também não ajuda, são 6 horas de diferença e todos os dias acabávamos por acordar ás 4-5 da manhã. Outro detalhe é a altitude.
Descolamos a 2200m, os tectos rondavam os 3400-3700 e chegámos a ter um golo aos 3300, os níveis de oxigénio fazem mossa, e houve mesmo um dia em que andei com dores de cabeça e cansaço extremos, depois de 4h de voo, e ter de carregar com a asa ás costas por ... 50m!
Em 6 dias voámos mais de 25h, em boas condições, se
mpre com nuvem, mas por vezes durinhas.
A espera pelo start era sempre na zona do El-Penon, conhecida pela "Crazy-Thermal", não dava mesmo para perceber bem como era, nem donde vinha, penso que era a confluencia de várias por cima do plateau, com nucleos diferentes e muitos cizalhamentos (numa volta apanhava-se desde +7 a -7...) conclusão, a térmica da Azinha ao pé desta é um passeio de pónei.. Depois, mais alto a coisa acalmava e tornava-se mais agradável.
O terreno é muito variado e o tipo de voo mais ou menos ao nosso estilo, com relevos baixos e alguma planície, intercalado com zonas muito arborizadas e mais montanhosas, chegando depois a ser quase estilo Alpino, na direcção do vulcão.
A organização esteve muito bem, com os transportes a funcionar bem, toda a logística também sem grandes falhas, equipa de resgate sempre pronta (todos os dias tinham acção... pilotos nas árvores ou em zonas remotas e de difícil acesso), e no secretariado havia bastante apoio aos pilotos, desde computadores com net, restaurante com os típicos pratos mexicanos até massagens para recuperar da coça diária..
Pelas condições muito consistentes e pela infinidade
de opções parara desenhar mangas vai ser sem dúvida um local excelente parara o Mundial, a confluência que se monta diariamente no planalto é uma auto-estrada autêntica e a conjugação com as idas ás balizas mais distantes obriga a adoptar várias tácticas ao longo da corrida, com alturas para acelerar e outras para voar mais conservador.
Ficámos bem instalados, e as rotinas que estabelecemos funcionaram bem (yoga para activar de manhã, cházinho, energéticos e camel-back para hidratação, noodles para comer antes de descolar, baterias carregadas diariamente..).
As expectativas que tinha da competição não eram muito altas mas claro que lá no fundo queria fazer uma boa prestação, estudei os adversários antes de ir e achei que um lugar no top 20 era razoável, no top 10 seria muito bom. Ao longo da semana os níveis de confiança foram-se consolidando e comecei a achar que algo mais ambicioso seria atingível, pelo que me foquei em continuar no meu estilo e de vez em quando fazer uma "jogada daquelas".
Resultou bem, o feed-back que fomos tendo também ajuda a manter o astral em altas, por isso agradeço a todos as mensagens de encorajamento.

Só se evolui a voar com pilotos mais experientes, pelo que esta prova foi um grande passo em frente, reconheço que a este nível se anda perto dos limites e a prova disso foi na última manga onde estive quase a ter de sacar do reserva. O meu conselho a todos é que não tenham pressas com evoluções, andem com material em que se sintam bem e confiantes, e acima de tudo conheçam os vossos limites (tivémos o exemplo de um piloto venezuelano, num dos dias em que estava mais porradinha resolveu não voar… Teve a humildade suficiente parara assumir que aquilo era demais para ele. Houve vários reservas nesse dia..
Só me resta agradecer uma vez mais o apoio de todos.
Até breve, encontramos-nos numa nuvem qualquer por aí ;)
hasta luego!!
Nvirgílio

Fotos: Algumas fotos de Silvio Zugarini

Sem comentários: