segunda-feira, junho 15, 2009

Como ganhei a prova de Bornes 2009


por Roberto Torres

1ºDia

Dia muito fraco, térmica fraca, tecto baixo...
Primeira fase do voo difícil para toda a gente, subiu-se no sotavento da montanha!
Aqui o Nuno e o Cris surpreenderam pois deram-lhe bem, saíram na frente e com um ritmo que ui ui ;). Fui no grupo da frente, tirando o Nuno e Cris, com o Eduardo, Rui Nas
cimento, Vidal, Dinis e mais umas duas asas!
O edu a puxar bem, a meter pata no acelerador e o resto da malta deixava-se ficar mais para trás! Na passagem do rio, já vínhamos com uma transição longa, a maioria passou baixo, eu fui o único que passei ainda muito alto! NEste dia era impressionante a diferença das linhas (mesmo que próximas). Logo a seguir ao rio ficaram algumas pessoas!
Eu apanhei um zeranço pro positivo, e fiquei a espera do resto da malta, pois sozinho nao estava a conseguir subir e arriscava-me a ir para o chao se abandonasse aquilo.
Com alguma luta dos sobreviventes do grupo, a térmica ficou mais consistente e subimos. Depois de altos transição directa a ultima baliza (ja nao me recordo se havia duas) ignorou-se algumas possíveis boas térmicas e chegamos la muito muito baixos, o Eduardo
acabou por n conseguir picar a baliza, o vidal acho que ainda picou e aterrou, entretanto eu o Rui Nascimento e o Dinis ficamos a subir numa termica a derivar para longe da baliza, pois tinhamos ficado a uns 60m de a picar! Subimos um pouco na termica, saimos dela, fomos picar a baliza 200m a frente, e voltamos, so que não consguimos subir! Aterramos os 3 logo ali 500m perto do vidal e do eduardo! Passo uns minutos passa o Jorque Guedes sozinho , seguido de mais malta como o Saiote, Nuno Gomes, ricardo, Luis Carlos que aterraram uns 5 a 8km a frente.
Resumo.
Dia dificil, no fim ja varrido, ainda hoje não sei o que poderia ter mudado para nao ficar logo ali! Acho que já nao foi mau!


2ºDia
So voei em Mirandela umas 3 vezes, e nunca tinha subido tao bem la!
Termica a levar aos 2000 sem problemas, start a ser feito no momento exacto do lugar exacto.
Nuno mete pata, e leva todo o grupo atras dele (este era enorme). Tomou a decisão de ir em frente pelo lado direito de Mirandela para contra-derivar, que me pareceu muito bem.
Transição longa, mas subiu-se num alto ja do outro lado do vale!
Depois novamente o grupo segue em frente e ficamos todos metido entre duas encostas antes de macedo. Ficamos todos baixos, apenas com zeranços, o Nuno decide voltar para o lado de Mirandela, e metade do grupo vai com ele, eu deixei-me ir para o lado contrario pois sentia a asa a querer ir, entretando subo começo a subir com consistência e o resto da malta que ali ainda estava juntou-se a mim.
Novamente mais um grupo de peaks mais o eduardo que ate a baliza da barragem puxou bem, houve ali uma fase que eu e o vidal chocamos com uma boa termica e subimos, e o eduardo segue fica mais baixo e a frente acaba por nao conseguir recuperar!
Mais algumas pessoas ficam por ali!
Eu e o vidal aqui subimos ate aos 2200 e seguimos para a ultima baliza. Nesta transição ele ficou mais para tras e muito mais baixo, eu cheguei ao golo ainda muito alto, apanhei termica la, e segui em direcçao ao golo! Fui em direcção a um morro (que tb já conhecia), apanhei termica boa, dei algumas enroladelas e mandei-me para o golo que estava a uns 10km se tanto! O garmim ja dava 7/1, flymaster tb dava altura bem positiva, e a aldeia que achava que era o golo parecia ja ali... Choquei com mais um termica que ignorei a pensar que o golo era já ali!
Apanho um descendente brutal antes de la chegar, e quando la chego ainda me falta 4km para o golo. Foi ai que percebi a grande argulada que cometi fruto da minha inexperiencia! O golo afinal era depois do sabor, e tinha um grande buraco para atravesar com apenas uns 50m de altura do chao. CLaro está aterrei no ultimo campo possivel antes do bruraco. Se fosse o granda maluko do claudio ainda me metia la dentro lol ;). O vidal que vinha um pouco atras garantiu melhor e fez golo! Fiquei em 3 nesta manga. A minha melhor classificação ate agora, mas confesso que custou mais do que quando se marreca! Fui um autentico nabo! Mas acho que aprendi a lição. Como diz o nuno franguinho bem virado!

Resumo
: Achei o dia bom, talvez porque tive a sorte de subir no momento em que estávamos todos aflitos! Depois da primeira fase do voo, e numa camada superior as coisas foram relativamente fáceis.


3. dia

Resumo
: Foi difícil o formatar do dia anterior, e decidi que iria voar uma termica de cada vez! A unica coisa que fiz foi tentar pensar apenas no momento, um passo de cada vez. Fou a manga mais solitaria de todas. As condições era muito fracas no inicio do dia, mas tornou-se no melhor dia, com térmicas boas, e com as cenas típicas de livros a funcionar!
De forma geral ainda nao digeri bem a coisa, e embora tenha colocado em mim alguns objectivos difíceis, nunca pensei que conseguisse ficar tao bem classificado. Muitas pessoas tem-me transmitido muito do seu conhecimento, mais até no ambito emocional do que técnico e isso faz-nos crescer como pessoas e como pilotos. Tenho a plena noção que este resultado não é só meu! Contudo, 3 mangas nao quer dizer muita coisa.. e ainda há muito para provar, e muitos bons pilotos para voar! Continuarei a dar o melhor, e sei bem que manter o resultado é uma tarefa muito mas muito dificil! Noto que ainda sofro de alguma falta de experiencia! Tou curioso das mangas rápidas!

Sem comentários: