quinta-feira, maio 19, 2011

C Vide-Castelo Branco, 50 km





RElato de voo! CdV-CB 8May11
By finoty

Cada voo uma história diferente, assim como não há dois dias iguais..

A malta acreditou na previsão animadora do dia anterior e assim overtheknee fomos até Castelo de Vide.

O céu estava muito tapado, tecto baixo (1500) e sombra por todo o lado, um ou dois grifos mostravam onde se subia.. não prometia muito e os ciclos entravam fraquinhos, mas não per
demos tempo e foi tudo para o ar.

O Lacerda e a Paulinha deram o mote e não demoraram a acertar num bom termicalho, o Tiago e o Hugo foram logo a correr e eu fui atrás.

Em pouco tempo os primeiros ja estavam nas barbas da nuvem.

Àquela hora as nuvens para trás da deco estavam muito juntas, o espaço para os raios de sol aquecerem o terreno eram fechados, o vento fraco de SW empurrava para a sombra.

O Lacerda arrancou em primeiro e levou a Paulinha a reboque.

A acreditar na previsão e na diminuição dos cumulos com o evoluir do dia deixei-me ficar no chupa da nuvem por cima da zona da deco enquanto o resto da malta descolava.

O deserto junto a fronteira com Espanha fazia-me pensar d
uas vezes, nao queria tresmalhar-me para lá sozinho, agradava-me muito mais ir de aldeia em aldeia com uma estradinha por baixo, e assim fiz, puxei á esquerda do vento e fui fazer uma visita as aldeias mais a leste do Alto Alentejo.

Na segunda transição chego por cima de Póvoa e Meada. Nesta altura andava a divertir-me com as nuvens que eram muitas.. qual a melhor? Qual o lado ideal? procurei sempre a atacar o barlavento e com o sol a vista, a brincadeira ate estava a correr bem, mas a vontade de virar costas ao vento e o medinho de entrar pelo deserto espanhol a dentro dexavam-me hesitante, inseguro e lá andava eu sem um plano de voo definido.

Nesta altura abelhei por cima da aldeia sem saber bem o que fazer. Ainda pensei voltar pra Castelo de Vide que dava um voo engraçado mas muito trabalhinho contravento. Como havia ainda mais uma aldeia com recolha rápida decidi-me pelo mais fácil e fui conhecer Montalvão lá do alto.

Em Montalvão fiquei novamente colado a nuvem, as condições do dia melhoravam e já ía com duas horas de voo no bucho, mas na minha cabeça estava ali como se num beco sem saída! Ao mesmo tempo que não queria ficar por ali, a minha preocupação em não dar muito trabalho a quem me fosse recolher estava sempre presente, mas como havia es
trada pelo menos até ao Tejo decidi ir ver a vista.

A vista é sem dúvida bonita, mas lindíssima foi a térmica que me catapultou para a margem norte ahah!! Uma vez colado de novo a nuvem e com mais aldeolas do lado de lá do rio não hesitei em dar o salto porque sabia que apartir dali havia sempre povoações e já podia virar costas ao vento. Time to relax, comer umas bolachinhas e tirar umas fotos :P

Transição longa, buraco azul, fico baixo, aiaiai ó tio ó tio, isto e
stava a correr tão bem.. pensei hmm naquela aldeia deve haver minis, uma albufeira ali mais a frente.. 650m vou espreitar se não der vou para as minis enquanto espero o camião. Meto-me no escuamento do vento em relação à lagoa que dava para um vale estreito e arborizado e ... Bingo!!! Começo a enrolar e quando olho pra cima um bando de cegonhas, já me safei! Distraído com tantas penas lá em cima nem reparei que ao meu lado um grifo se tinha juntado a mim, fizemos logo uma grande amizade que durou até à cloudbase! Simplesmente mágico, foi o momento do dia, o bicho a enrolar lado a lado como se eu fosse um dos dele.. No words, só quem já passou por essa experiência única consegue entender do que falo! Um profundo sentimento de liberdade e ligação á natureza, que no fundo é a essência do nosso desporto!

Mas calma esta térmica foi uma verdadeira aventura do mundo animal, quase a chegar ao topo aparecem duas águias tresmalhadas que voavam muita mal, subiam num núcleo mais ao lado de mim e do meu amigalhaço, e qual não é o meu espanto quando as duas se aproximam e uma delas muito distraída quase choca de frente no meu bordo de ataque!! Não tive reacção, só pensei olhólhólhó.. e apanhei um grande cagaço! Mas assim quase quase que tinhamos chatice. depois como era? vestir colete, montar triângulo, declaração amigável, provavelmente não tinha seguro.. =P

Adiante =), Castelo Branco é já ali!!

Tecto mais alto, costas ao vento, Retaxo era a povoação que se seguia.

Nova catapulta em Retaxo e o golo psicológico em CB estava no papo =)

As condições nesta altura estavam tão boas que tinha dado pra seguir a A23 em direcção a NE, ainda testei, mas o cansaço e a falta de concentração chamaram-me de volta a terra.

Descobri o Shopping que fica junto a zona industrial e fiz-me ao chão, o problema foi descer é que a zona industrial estava em alta produção e era térmicas por todo o lado, fiz espirais, orelhas, procurei descendentes e ás tantas cerca das 17:30 la consegui descer à terra :P

Fui recolhido duas horas depois e o dia acabou em grande num jantarziu com a malta toda junta de novo em CB.

Foram só quase 50km, para muitos é uma marreca mas para mim passou a ser recorde em mais 6 kilos que o anterior lol.., mas muito voo e um grande treino =)

Obrigado malta pelo dia, agoram xibem-se aí também, mas não precisar de escrever tanto como eu =P

Beijinhos e abraços

Carlos Silva Aka Finoty

Sem comentários: