segunda-feira, maio 07, 2012

Efeito de onda na serra da Arrábida
por Pedro Lacerda

Ontem levei uma grande esfrega a aterrar na Arrábida. Achei muita graça a ouvir este podcast que o Nuno pôs nos bitokes esta semana. Estava com o Brasuka a voar lá, com uns jornalistas a filmar para um programa da Sporttv, descolamos meio dinâmico meio térmico muita fixe. Passado um bocado a coisa rodou um bocado... eu estiquei-me nuns wing-overs... fiquei mais baixo e subir grupos. Fui para a frente e... ah pois é... a onda. O típico por cima da praia e um bocadinho mais para a Anicha ascendente calma e fixe. Como tinha combinado filmar a aterragem fiquei a brincar de um lado para o outro à espera que os jornalistas chegassem o Brasuka juntou-se e sem mãos e sem pés e espiral os dois e voltar a subir... tinha uma goPro na cabeça a ideia era fazer muitas imagens do ar. Pronto chegaram... vou aterrar. Andava mais ao menos à altura da deco mas no sítio típico da onda por cima do monte junto à praia do Portinho. Aterrar ya... deixa lá ver se o sat entra não assim não dá outra vez não assim tb não... caraças deixa lá acelarar isto piruetas cambalhotas ya o normal estava a chegar à altura do monte... queria posicionar-me para um giro fixe na água e evitar o pessoal que era muito na praia e .... pumba uma das maiores máquinas de lavar que alguma vez apanhei. Segura uma segura duas e 3 e 4 e era para aterrar ao pé da camara e a subir que nem um maluco a 20m do chão e abatida e segura e o caraças é que aterro ao pé deles vou deixar ir direitinho até ao chão. Aterrei fixe virado a sudoeste e a asa quis-me passar por cima já no chão. Maradissimo. A aterragem do brasuka ele conta que há imagens e tudo. Um puto na praia filmou com o telemovel, o camara tb, e eu com a gopro na cabeça (disse-me o gajo da camara hoje) filmei tudo. Mas isso conta ele. Já tinha voado a onda ali buéda vezes nunca tinha apanhado a descer para a praia o rotor da onda. E pensando depois melhor sobre o assunto foi o que aconteceu. estavamos a voar em fase com a onda e aterrar à vertical onde estavamos a voar em fase é a zona turbulenta. daaaare. Voltando ao voar em ondas... ali a da Arrábida não é a melhor cena estás rodeado de montes à volta. Os ingleses voam nisso em montes mais pequenos. e nós? Sim eu sei que a conversa normal é que só os planadores é que podem.... as deltas já passaram a poder à algum tempo e agora os parapentes começam a poder tb. Onde é que há montes para voar a onda cá?

Steve Hudson - Flying in Wave

Sem comentários: