segunda-feira, junho 23, 2008
PWC Castejón de Sos, Jun 14-21
por ClOudYo e Nuno Virgílio
PWC Castejón de Sos - 4ª manga
Depois do festival de reservanços de ontem (6 no total), a pior surpresa estava reservada para hoje: pela manhã ainda havia um piloto que não tinha reportado.. bad feelings..
Ainda assim montaram uma manga a fugir da montanha pois previa-se desenvolvimentos pela tarde (CBs), esta malta não se contenta com pouco e então, chaga-lhe massa: 84km com a fugir para o plano, com uma perna bastante longa contra vento, a passar pelo vale que escoa do Turbon, foi um ataque em 2 ciclos pois à 1ª tentativa ficámos baixo, a cair que nem calhaus e sem progredir.
A malta lá se foi safando como podia, eu e o Cláudio subimos com um grupo fixe, cloudbase e siga, quando finalmente conseguimos passar no escoamento, cancelaram a manga. Houve bastante "discussão de café" sobre se teria sido acertada a decisão ou nem por isso, mas a verdade é que não estava para meninos, tal como ontem.
Mais tarde viémos a saber que o helicóptero de buscas localizou o Russo que estava desaparecido. Tarde de mais.... Aparentemente alguém reportou que o viu no golo e não se preocuparam mais até hj de manhã ele não estar na pensão. Não se sabe o que sucedeu e ninguém viu, nem ele comunicou nada.
Nuno
PWC Castejón de Sos - 3ª manga
Allö maltaaaa!!
hj mais um mangalho de 95 kilos com mais de metade da prova a ser bem dificil.
Uma perna contravento da 4ª pra 5ª baliza a criar muitas dificuldades a toda a gente.
Houve 6 reservas incluindo um por colisão entre 2 pilotos...
Eu andei bem baixinho a 20kmh e sozinho o que me estava a deixar ligeiramente preocupado, principalmente depois da tentativa de acelerar k acabou num engravatanço k mais uma vez só saiu com uma perda assimetrica...finalmente consegui subir e juntar-me à molhada num sotavento que serviu de sala de reunião da manada.
Aqui safei-me mais rápido que o mano e acabei por seguir com um bom grupo (Simmon Issenhut, Jeremie qq coisa, urban valic e mais 1 tresmalhado numa up..).
não foi preciso arriscar muito pk já havia pilotos baixos à nossa frente a darem uma ideia de como o ar se movimentava e facilmente ganhámos altura pro ataque final ao golo.
pata a fundo, ainda comi o jeremie (k vai estar no europeu) mas o urban e o simmon dão-lhe bem (e além disso voam de icepeak eheheheh) devo ter acabado nos 15-20 primeiros e o mano nos 40... muita gente no golo de novo, e mais uma vez manga ganha plo cota k ganhou a 1ª manga... levei 12 minutos do 1º, e dei 15 minutos ao mano... devo subir mais umas posições.
esta prova ta renhidissima! hj de manhã estava em 58º a 300pontos do 1º!!!!
rhaztaaa
ClOudYo
PWC Castejón de Sos - 2ª manga
Ahhh pjé!!
Este spot é mm brutal.
Só xgámos indagora (23:50h) demorou mais a viagem de carro que o voo todo...
Foram 140 kilos sempre a dar-lhe. Havia umas idas e voltas na zona do take-off e depois "distance to goal: 108km" 8) Os primeiros 75 foi sempre de crista em crista, na nuvem, depois veio uma passagem mais tricky, tivemos de atravessar um vale bastante largo com o vento a escorrer e logo depois um colo mt alto, a malta toda a mandar-se pó sotavento pa subir, a agarrar o txã. Esta foi a parte mais hardcore, proibido olhar pa baixo: tiger land sem aterragem alguma.
Enfim, lá passámos e mudámos ligeiramente de direcção, por outro vale afora, desta vez sem conseguir subir tanto, com menos nuvem e mais vento, foi onde perdemos o grupo da frente e nos atrasámos. No final, a cerca de 7km, tinhamos 8,5 de glide to goal, e 60km/h (vento de costas) o que parecia fácil acabou por não ser tão simples, e o Cláudio acabou por ficar curto, 200m antes da linha (embora conte o golo, pq têm akele sistema dos 1000m para o tempo, passar a linha pa validar) Impressionante o andamento e o nível da prova, xgaram cerca de 80 pilotos ao fim, apesar da dureza de algumas passagens (por falar nisso, nova técnica comprovada: pa sacar um engravatanço, é meter um spin/perda assimétrica e siga.
Mas atenção, não tentem isto no vosso quintal, a não ser em caso de necessidade, ya?)
Entretanto devem sair results.
Amanhã deve ser outro mangalho mas desta vez uma triangulação ou ida e volta, pa aliviar a coça da viagem de carro do golo.
HAsta
Nuno e ClOud Yo
PWC Castejón de Sos - 1ª manga
A 1ª manga realizou-se hoje, com descolagem tardia devido à muita humidade proveniente da chuva dos dias anteriores, a condicionar a base das nuvens à altitude da descolagem (2400m).
Voámos um circuito de cerca de 40km, em cerca de 1h:05m, com chegada massiva no final, de praticamente todos os pilotos, e os lugares da frente a serem discutidos ao segundo. Em cerca de 2minutos devem ter chegado 50 gajos...
A manga não começou da melhor forma para nós, eu mais baixo o Nuno a meio do pelotão, na vinda eu era mesmo o piloto mais baixo de todos, mas fui tb o 1º a apanhar a térmica o k me permitiu ganhar algum tempo e rapidamente chegar à nuvem.
O Nuno voltou a atrasar-se aqui um poukinho. Na baliza seguinte era uma questão de escolher uma boa linha junto à nuvem, recuperámos ambos lugares e na térmica seguinte foi um vê se te avias. Eu cheguei rápido à nuvem e decidi arriscar tudo ao partir na frente pra ante-penultima baliza.
Cheguei + baixo k todos e tive de voltar a tomar a decisão.
Arrisquei um sotavento k me levou a perder um pouco de tempo a subir.
Quem veio atrás de mim marrecou, e o resto da molhada seguiu um caminho completamente diferente indo por um venturi e subindo rapidamente.
A partir desta penultima baliza foi o ataque final, Nunão com o grupo da frente a meter o 2º degrau ao serviço picanço da ultima baliza e upa 3º degrau metido nas unhas dos pés pa dar + um cagagésimo\h :D Eu devo ter
chegado nos 70-80, Nunão nos 20 1ºs....
Entretanto devem sair os resultados, vamos dando informações.
Os próximos dias prometem.
rhaztaaa
ClOudyo
Castejón dia 3 Liga Espanhola + PWC
Ontem foi a última manga da Liga Espanhola, com muita gente a voar, na competição, e mts a treinar para a Taça do Mundo. 68kilos, com groundstart (!) umas balizas ali perto da descolagem e depois a tirada final de 45km para o golo, ao longo das cristas.
O cenário é brutal, vários picos de 3000m, com mta neve, vales verdejantes e algumas passagens mais hardcore, sem aterragem aparente. A verdade é que o sítio funciona mt bem, e mesmo na sombra da nuvem dá pa subir, se se atacar os spots correctos. Eu e o Cláudio começámos bem, embora tenhamos descolado uns minutos depois do start mas apanhámos a malta nas 1ªs balizas e na penúltima subimos bastante no vale, numa nuvem isolada. Aqui optámos por seguir directo na direcção do golo a atacar uma crista bem á frente enquanto que a maior parte do pelotão voltou para a encosta, seguindo mais baixo, mas bem rápido.
O Cláudio foi totalmente pelo vale, nos barlaventos da nuvem e eu segui mais coiso. A minha decisão não foi a mais acertada e acabei por perder algum tempo. Fikei sozinho numa parede, a lamber o calhau, até conseguir subir o suficiente para atravessar um vale sem aterragens.
lá segui, mas mt atrasado, embora tenha conseguido impôr um andamento fixe a recuperar lugares, juntei-me ao Cláudio e mais uns quantos na última parede que tínhamos de transpôr pa xgar ao golo no vale, com vento de cauda. aqui foi só subir 50 metrinhos acima da crista e pata a fundo.
o Cláudio atrasou-se um pouco pq embora tenha xgado antes á parede, estava mais baixo com tudo à sombra e demorou mais a ganhar os tais 50 metrinhos...
resultado, cerca de 25 no golo, eu em 5º, Cláudio em 14º. Hoje, 1º dia da Taça do Mundo, com a meteo a ficar feia, cancelaram a manga. Tava um grizo dakeles na descolagem (aos 2400m!) Como a previsão era pa piorar e inclusivamente chover, viémos de coche para baixo, enquanto mais de 100 pilots descolavam para o voozinho higiénico.
Cedo deu pa ver que a nossa decisão de não voar foi a mais correcta, a chuva chegou rápido e o vento canalizou no vale. Tudo de orelhas sem descer nem andar pa frente e levar com chuvinha em cima... Vimos alguns a tentar aterrar na encosta para evitar a ventania no vale.
Infelizmente houve um acidente que ainda não sabemos bem da gravidade, mas aparentemente foi um espeta na encosta, numa zona íngreme e de difícil acesso.
Fizemos o apoio possível com o rádio entre o piloto que aterrou para socorrer, e a organização - já que estes não estavam alerta e nem sequer tinham os rádios na freq. de emergência... incrível.. organização a falhar logo no 1ºdia.
A ver como corre a partir daqui, vai tar mau mais um ou dois dias, depois parece bastante bom. Hasta!
Nunão e ClOudyozÃo :D
Resultados PWC Castejón 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário